[ editar artigo]

Como fazer a declaração DASN da sua empresa MEI

Como fazer a declaração DASN da sua empresa MEI

Janeiro é um mês caracterizado como aquele momento de reflexão sobre tudo o que foi feito ao longo do ano que passou, com um olhar especial para o que ainda está por vir no próximo ciclo. Acertos são celebrados, erros são analisados, e de tudo o que passou é possível retirar um aprendizado para tornar os próximos meses ainda melhores.

No entanto, existe outro tipo de preocupação que começa a povoar a cabeça de empreendedores em dezembro: as obrigações fiscais e burocráticas. Para você que é MEI, no entanto, essa obrigação se resume a uma sigla: DASN — a famosa declaração anual para quem tem esse tipo de empresa individual.

Além da contribuição mensal que todo MEI precisa fazer — a DAS — essa modalidade de empresa demanda uma declaração anual da receita obtida no ano anterior, para garantir que aquele CNPJ vai continuar liberado para operar como Microempreendedor Individual.

O prazo para entregar a declaração é 31 de maio, mas como nós sabemos que muitos MEIs acabam deixando para fazer de última hora, resolvemos já fazer esse post para que você, que é precavido, já comece a se programar para entregar a declaração.

A declaração é bastante simples, e para fazê-la é necessário que você tenha em mãos um registro das receitas obtidas pela sua empresa no período. A partir daí, o passo a passo é o seguinte:

1. Acesse o Portal do Empreendedor

O Portal do Empreendedor é o lugar onde é possível obter todas as informações sobre o universo dos MEIs. Ele foi atualizado para uma versão diferente daquela encontrada no início de 2017 e é por isso que preparamos esse post também.

2. No menu de serviços para MEI, escolha a opção "Faça sua declaração anual de faturamento"

Uma vez escolhida a opção para quem já é MEI, é necessário que você clique na aba correspondente à declaração e escolha a opção "Enviar declaração". Feito isso, o caminho é semelhante ao modelo já utilizado na versão antiga do site.

3. Informe o número do CNPJ da empresa

Nessa etapa são três ações simples de identificação: informar o CNPJ da empresa, digitar os caracteres da imagem e clicar em "Continuar".

4. Selecione o ano da declaração

Declarações como a DASN costumam trabalhar com valores referentes ao período anterior. Em nosso caso a declaração é sobre o ano de 2017. Depois disso clique em "Continuar" novamente.

5. Preencha os dados solicitados para declaração

Este é o momento em que o empreendedor preenche os dados relacionados à receita bruta do ano anterior para fazer a declaração.

No 1º item "Valor da Receita Bruta Total" você vai preencher a receita total obtida pela empresa; no 2º item "Valor da Receita referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual" você só irá preencher se sua empresa teve receita com comércio ou indústria; por fim, no 3º item você só vai marcar se teve ou não funcionário no período.

6. Confira os dados e transmita

Por fim, resta apenas conferir os dados da declaração DASN para ver se estão corretos e, ao final do processo, clicar em "Transmitir" para enviar os dados à Receita Federal.

Pronto! Viu como é fácil?

Agora sua empresa já está regularizada para mais um ano de crescimento, resultados e muitos bons negócios!

Clube Sebrae
Carla Selva
Carla Selva Seguir

Consultora - SEBRAE PR

Ler matéria completa
Indicados para você