Como posso vender mais e ganhar mais dinheiro como MEI?
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Como posso vender mais e ganhar mais dinheiro como MEI?

Para se ter sucesso como MEI é necessário vender, mas não só isso: a venda deve ser feita com qualidade, seja na hora de enviar o produto, como no momento de prestar assistência ao comprador. O erro de muitos vendedores é achar que o negócio só acontece no momento da venda e que a ação se encerra ali. Um suporte, caso haja algum problema com o produto pode ser até mais importante do que a sua venda.

Prestando assistência, o comprador verá que com aquele vendedor ele tem um atendimento diferenciado em relação a outros. Com mais atenção, o cliente se sente acolhido e se satisfaz, assim estará automaticamente incentivado a realizar futuras compras nesse mesmo estabelecimento.

O MEI não deve gastar seu tempo com clientes que não trarão retorno. Sempre há aquelas pessoas que fazem perguntas sobre os produtos, mas acabam não efetuando nenhum negócio. Esse tipo de clientela tomam o tempo do microempreendedor — que poderia estar sendo empregado em outras formas de melhorar o negócio. Nessas horas, é de suma importância uma espécie de "filtragem interna" com o público comprador. Muitas vezes, não se trata de desistir da venda, mas somente ter o bom senso de perceber que algo não trará o retorno esperado.

Objetividade é outra característica chave que um MEI deve trazer consigo. A apresentação do seu trabalho de forma eficiente e direta pode atrair ainda mais o público. Quando for expor o negócio, tente não ficar dando voltas e apresente o seu trabalho de forma concisa, pois dessa maneira o público entenderá mais facilmente o que você oferece. Um bom microempreendedor escuta mais do que fala, e fazendo isso consegue, também, captar a insatisfação dos clientes e melhorar o serviço para que isso seja suprido.

Um fator que pode diferenciar um MEI dos demais, é entregar mais do que promete. Fazendo isso, você surpreenderá o cliente de forma positiva, mostrando que o seu serviço oferece muito mais do que é ofertado. Dessa forma, o seu negócio passará a ser visto como exclusivo e superior aos demais e, não somente, "mais um".

Prestar esclarecimentos a um cliente que tem problemas com o produto comprado, mostrando boa vontade e disposição para resolver o inconveniente, pode ser a diferença de você manter mais um comprador ou perdê-lo. Além disso, tente solucionar o ocorrido sempre pensando no bem-estar do cliente e, também, na sua necessidade, para que seja resolvido o contratempo.

Fazendo o que foi dito acima, somos levados a um dos pontos mais importantes para ser um MEI: boa reputação.

Nenhum comprador fará negócio com o microempreendedor que tiver um histórico negativo. Sendo assim, o MEI deve sempre ficar muito atento ao que os clientes estão achando do seu serviço. Neste ramo, a opinião do público mostra-se de grande importância para a prosperidade do negócio.

Manter-se informado sobre o que está acontecendo no contexto de trabalho é muito importante, portanto, sempre esteja atualizado para o que está acontecendo e vá se adaptando para futuras inovações. Um bom MEI é aquele que está suscetível a mudanças, diferente do que está preso a um padrão de negócio. Seguir a tendência é fundamental para se continuar firme e ativo no ramo.

Promoções e vendas

Como criar preços e promoções no seu negócio e, consequentemente, vender de maneira eficiente? Sempre que estiver vendendo algo é muito importante analisar como esse item será anunciado, onde e a qual preço. Abaixo, apresentamos alguns tópicos que podem auxiliar a alavancar a venda dos produtos.

Propósito de venda

Para cada propaganda, o vendedor deve, antes de fazê-la, pensar no seu objetivo: qual público se quer atingir? Ao fazer uma anúncio veja se ele está condizente com o público-alvo. "Enfeitar" a divulgação com adereços errados - que não condizem com os interesses do cliente em potencial pode acarretar num completo fracasso de vendas.

Cuidado com as ofertas

O que atrai a clientela para o seu produto é com certeza o preço. Sendo assim, se você apresentar números mais em conta do que o outro vendedor, terá grande chance de vender mais. Contudo, deve-se ter muito cuidado ao fazer uma promoção, pois se o valor está muito abaixo do que realmente vale o produto, pode gerar a instabilidade do negócio. Sendo assim, estipule um número que não acarrete impacto negativo no saldo, mas que, ao mesmo tempo, atraia o público por ser mais acessível.

Durabilidade da promoção

Tão importante quanto fazê-la é também saber a hora certa de acabar com a promoção. Você pode controlar esse tempo com base no contexto onde se está sendo feita a propaganda. Se ficar sabendo que uma onda de frio está por vir na próxima semana, coloque todos os casacos de inverno à venda e estipule a data para o término da promoção um dia antes do frio chegar. Dessa forma, as pessoas ficarão com receio de perder a oferta e ter que pagar mais caro depois.

Sazonalidade

Escolher a época certa para colocar um determinado produto no mercado pode ser o fator determinante para a sua venda. É fundamental saber em qual período do ano certo produto deve estar à venda. Por exemplo: Objetos natalinos não devem fazer parte da sua vitrine em pleno mês de maio. Acompanhe as festividades e costumes do público e isso direcionará para o caminho certo.

Divulgação

Não desembolse mais divulgando um produto do que ele pode trazer de lucro. Se fizer isso, a balança penderá para o lado negativo e você terá um déficit no final do mês. Então, divulgue o item de forma inteligente e saiba a que meios recorrer na divulgação.

Logística

Organizar bem o processo no qual a mercadoria sai da mão do fornecedor e chega até a casa do cliente, é de extrema importância. É necessário acompanhar para evitar problemas que venham a desagradar o comprador e, assim, fazer com que ele prefira fazer negócio com outro MEI no futuro.

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Carla Selva
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Consultora - SEBRAE PR

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