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Pare de perder oportunidades por falta de relacionamento com o cliente

Pare de perder oportunidades por falta de relacionamento com o cliente

Quando avaliamos a eficiência de uma empresa invariavelmente pensamos na qualidade do produto ou serviço entregue. É claro que este é um fator decisivo para a manutenção dos seus clientes, mas você já pensou que manter um relacionamento saudável com eles é a melhor forma de garantir que tudo correrá bem ao longo do tempo dele junto com você.

Manter uma relação de proximidade é a melhor maneira de fidelizar seus clientes e se diferenciar de seus concorrentes. Isso porque, se a empresa conseguir tornar mais agradável o contato com o cliente, as chances de ele voltar a fazer negócio com a empresa se multiplicam muito. Afinal de contas, pense bem, quem é que não gosta de um bom atendimento?

Mas por que é importante investir no relacionamento com o cliente?

Você já deve ter percebido que a concorrência pela conquista de clientes está cada vez mais acirrada no mercado. Isso significa que o caminho para o sucesso passa pela busca de formas para se destacar da concorrência. Bom atendimento ao cliente são os primeiros passos para se diferenciar perante o público-alvo da sua marca.

Caminhando ao lado da relação entre concorrência e diferenciação está a fidelização dos clientes, passo seguinte ao momento em que a empatia traz destaque para sua marca. Fidelizar é garantir que você será a primeira opção que ele pensará quando precisar do seu produto ou serviço. Manutenção de um bom relacionamento com o cliente é a forma mais barata e eficiente para atingir este objetivo.

Com isso, a tendência é que você consiga atingir um resultado em que os clientes deixam de ser meros consumidores e passam a atuar como evangelistas da sua marca. Ou seja, serão as pessoas que se identificaram com a empresa, receberam um bom tratamento e por conta disso passaram a indicá-la para sua rede — os chamados defensores da marca.

Como fazer: 4 passos para um bom relacionamento com cliente

Seja empático

Possivelmente esta é a orientação mais simples, que a maioria das empresas não pratica. Ser empático significa pensar no outro. No caso da sua empresa e do relacionamento com seus clientes, isso quer dizer que antes de pensar na venda que deseja fechar você deve pensar no cliente e em nos problemas que ele deseja solucionar.

Portanto procure sempre escutar o cliente com atenção, de modo que você compreenda suas demandas e possa focar nas necessidades dele. Tenha cuidado para não pressioná-lo a comprar nada, pois nesse caso há uma chance muito maior de você repelir ao invés de atrair o potencial consumidor.

Construa confiança

A base para a relação entre empresa e cliente é a confiança, você goste ou não. Se você está investindo para um bom relacionamento com cliente é importante manter uma proximidade com os clientes de modo que ele se sinta importante. Toda vez que você acompanha de perto o consumidor, aumentam muito as chances de você conquistá-lo. Mostre que você está do lado dele e que seu objetivo é ajudá-lo a resolver seus problemas. E depois da compra, nada de esquecer o cliente e abandoná-lo sem assistência.

Tenha agilidade para solução de problemas

Toda vez que o cliente entra em contato com você para a solução de um problema, significa que alguma coisa deu errado no processo de entrega do seu produto ou serviço. Nessa hora, quanto menos dor de cabeça for gerada para o cliente, menor será o transtorno para ele e para você. Ou seja, seja ágil e tente resolver o imprevisto o mais rápido possível.

Dê atenção para o feedback dos clientes

Para a manutenção de um bom relacionamento com os clientes é fundamental escutar com atenção todos os feedbacks gerados, pois são eles os principais indicadores de qualidade do seu negócio. Feedbacks, mesmo que negativos, são importantes para a melhoria do seu atendimento e do seu trabalho. Sempre lembrando que não basta apenas ouvir o cliente. É preciso avaliar os feedbacks também para poder utilizá-los para correção de possíveis erros no processo.

A jornada de fidelização dos clientes com base no relacionamento é um caminho que não é fácil, mas tem tudo para render frutos excelentes para o seu negócio. Basta trabalhar com empatia e principalmente foco nas pessoas que mais importam: seus consumidores.

Comece hoje mesmo a dedicar mais tempo para melhorar o seu relacionamento com os clientes. Para tirar mais dúvidas sobre o tema acesse também nossa Central de Atendimento e fale com nossos especialistas!

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